Kusch simplesmente descobriu que existem aproximadamente 2.000 túneis subterrâneos espalhados pela Europa. Os locais onde existem uma maior concentração de túneis é na Bavaria (Alemanha) onde já foram descobertos 700 metros de túneis e na Áustria onde foram encontrados mais 500 m. Apesar dessa concentração nessas duas regiões, os túneis estão espalhados por vários países europeus, e ligam a Escócia a Turquia, ou seja chegam até o mediterrâneo.
O mais curioso dessa história toda é que segundos os especialistas, os túneis tem mais de 12.000 mil anos, e foram portanto construídos na Idade da Pedra. No geral eles são bastante estreitos, apenas 70 cm de espessura, e podem ser encontrados tanto na vertical como na horizontal. Sem falar que os canais possuem apenas uma entrada e uma saída cada, o que faz com que a circulação de ar seja quase igual a 0.
Apesar de estreitos em sua grande maioria, é possível também se deparar com pequenas salas e até mesmo bancos! Agora é só tentar imaginar porque um homem da Idade da Pedra ficaria ali sentado no escuro, mas outra questão que não foi resolvida a respeito da descoberta, é qual a real origem e função que esses túneis tinham. Algumas das teorias levantadas é que esses canais serviam para os homens do Neolítico fugirem de seus predadores e uma segunda teoria diz que eles serviam para a locomoção mais segura, pois assim os homens não estariam sujeitos a qualquer mudança climática ou turbulências de guerras.
Incrível não? Pois mais que acreditemos que não há mais coisas para serem descobertas, há sempre algo novo e curioso para ser estudado e mostrado para o mundo. E vocês, já sabiam sobre esses túneis? Sabem de alguma curiosidade inusitada parecida com esta? Comente aqui em baixo, que nós também queremos saber!