Técnica promete acabar com a agonia de seu cão nas festas de fim de ano

Ah, o final de ano, período de festas com muitas comemorações, muita bebida, comida e outras coisas, como o show de fogos de artifício… Quem não gosta? Bem, nem todos realmente se sentem à vontade com os estouros e explosões dessa época. Você inclusive já deve saber de quem estamos falando: dos nossos cães.

Com certeza elas são muito úteis, mas há uma técnica que vem sendo divulgada na internet que promete ajudar ainda mais os seus bichinhos a passarem um final de ano tranquilos.
A tellinton touch, como é chamada, consiste em amenizar o sofrimento dos animais com ajuda de um pano, que deve ser enrolado no corpo dos cães de maneira estratégica. O intuito é que as faixas pressionem e estimulem toda a circulação sanguínea do corpo do animal, suavizando principalmente as tensões nas regiões traseiras, patas e orelhas. Isso tende a diminuir a irritabilidade dos animais, pois se sabe que os que sentem medo de estouros e explosões também possuem grande sensibilidade nesses locais. Veja como fazer na figura abaixo:

Publicidade
</div> <div id='passback-wb218af350a'></div>

Mas será que essa técnica realmente funciona?

Há quem diga que sim, segundo uma publicação do Guia SOS Solteiros, a pequena pressão exercida pelo pano ativa o sistema nervoso autônomo dos animais. Com isso, a informação sensitiva é enviada ao cérebro e faz com que os cães se acalmem. O segredo é que o físico e o psicológico entram em harmonia e deixam os pets mais seguros para enfrentar momentos como os das festas, que lhes causam enorme pavor. Segundo a bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal da empresa Ethos Animal Helena Truksa, os cães tendem a se sentir melhores porque lugares pequenos e apertados lhes dão mais segurança. As faixas presas ao corpo e os produtos fabricados para esse fim proporcionam exatamente essa sensação.

No entanto a médica ressalta que essa alternativa não pode ser considerada a grande saída para a aflição dos animais. Ela lembra que há uma variação de cada bicho com relação aos níveis de seus medos e inseguranças, por isso, não há garantias de que a técnica vá funcionar em todos os casos.

Outra visão defende que não

O médico veterinário e diretor técnico da empresa Health for Pet José Roberto Souza Ribeiro, em entrevista ao portal R7 Mulher, afirmou que não acredita que a técnica realmente funcione. Ele argumenta que o pano segura o animal e por isso evita que fique pulando. No entanto, nada disso serviria para realmente acalmar o cão.


Ribeiro defende que o resultado do pano enrolado no corpo do cachorro é apenas melhor para o dono, que não vê a agonia do animal. Enquanto o bicho permanece parado, parecendo calmo, na verdade continua aflito.
E você, já conhecia a técnica? Já usou no seu animal de estimação? Como foi? Não deixe de relatar como foi essa experiência nos comentários.