Mas para fins de curiosidade, vamos supor que de uma hora para outra, o Sol simplesmente apagasse. O que você acha que aconteceria? A humanidade conseguiria sobreviver? Os efeitos seriam tão graves assim?
Assim que o sol apagasse, os primeiros a morrer seriam os vegetais, já que os mesmos necessitam de luz para realizar a fotossíntese. Se a vegetação sumisse, o que animais os herbívoros comeriam? E os predadores deles?
Esse cenário será muito parecido ao que causou da extinção dos dinossauros, que acabaram morrendo após a queda de um asteroide que levantou uma nuvem de poeira, responsável por bloquear a luz solar por vários meses.
Com a morte da fauna e da flora, restariam apenas os seres-humanos. Os sobreviventes viveriam em um planeta congelado, visto que o vapor da atmosfera viraria gelo, o que acabaria por interromper o ciclo da água.
Sendo assim, não existiria água líquida na Terra, o que implicaria diretamente no fim da humanidade, pois ninguém vive sem H2O.
Se fossemos listar as consequências mais graves do “apagão solar”, teríamos a seguinte relação:
Algumas sementes bastante resistentes poderiam até sobreviver, mas nunca brotariam.
O céu ficaria limpo de nuvens, uma vez que água em forma de vapor condensaria. Além disso, os mares e rios congelariam pouco tempo após o apagão.
A grande quantidade de combustíveis presentes no subsolo geraria energia por algum tempo, o que implicaria em uma grande onda de economia.
Gostou desse artigo? Deixe o seu comentário e recomende essa postagem.